sexta-feira, 3 de abril de 2009

Eu sou Liliane Silva Mendes, nascida no dia 18 de junho de 1986. Vindo ao mundo com grandes possibilidades de ser feliz e fazer a felicidade dos que me rodeiam.
Minha infância foi marcada por inúmeras passagens inesquecíveis, alegres e tristes, mas relevantes.
Quando tinha dois anos de idade minha mãe me deixou morando com meus avôs e foi trabalhar em Belo Horizonte, pois naquela época era muito caro o custo de vida, então ela teve que sair para trabalhar e ajudar meu avô no sustento da família, porque somente com o dinheiro que ganhava em lavouras não dava para nos manter. Era uma família muita grande ele criava seus dez fez filhos e três netos comigo.
A minha infância foi uma passagem muito rápida, não me lembro de muita coisa, pois amadureci muito cedo. Devido conviver praticamente só com adultos, e me lembro perfeitamente como se fosse hoje que todas as vezes que a minha tia ia para a escola eu ficava chorando para ir com ela, porque ficava sozinha em casa até ela chegar, porque o restante da família ficava trabalhando na roça o dia inteiro só chegava em casa quando começava escurecer.
Um dia amanheci com febre e ela com medo de me deixar sozinha me levou com ela para a escola esse dia foi maravilhoso,fiquei encantada com a escola, chorava todos os dias para ir com ela, porém não tinha idade para começar a estudar.
Quando completei seis anos comecei a estudar, foi muito bom só que passei por inúmeras dificuldades devido ser calada e tímida.
Aos oitos anos de idade fui morar com meu pai e sua família, no começo foi difícil devido possuir hábitos diferentes e conviver com duas irmãs que era quase da minha idade, mas tudo passou e acostumei a conviver com eles.
Quando completei dez anos de idade ganhei ima festa do meu pai, esse dia também foi inesquecível, pois nunca tinha ganhado uma festa, devido ser de minha família carente.
A minha adolescência foi ótima, pois tive muitos amigos e que também eram meus colegas de classe, nós fazíamos várias festas e cada vez era na casa de um colega diferente, aproveitei bastante, principalmente dos onze aos treze anos.
Quando completei treze anos comecei a paquerar um garoto que eu gostava há muito tempo, mas o medo de meu pai descobrir era tão grande que quando ele passou a gostar de mim eu resolvi colocar um ponto final na paquera.
Nesse período foi também minha primeira eucaristia, onde aprendi muito sobre Deus e me diverti bastante, pois os encontros eram sempre muito divertido.
Depois comecei paquerar outros garotos, mas paquerei pouquíssimo, pois logo comecei a namorar sério. Tive que amadurecer mais ainda, porque namoro sério não e pra qualquer um. Devido ser difícil conviver no mundo de hoje, sofri muito, agüentei traições, conversas fiadas, mas enfrentei e segui em frente, não foi fácil, porque além de tudo eu estudava e às vezes atrapalhava meus estudos, não conseguia pensar em outra coisa, somente naquele problema.
Eu e minhas irmãs fomos passear em RJ na casa de nossa tia Eldivânia a viagem foi maravilhosa, lá tudo é maravilhoso.
Ficamos por lá quinze dias, nesse período aproveitei bastante, fui ao Projac, Cristo Redentor e diversos lugares lindos, inclusive na tão famosa praia de Copacabana.
Viemos embora, e logo começamos a estudar, esse seria um ótimo ano.
E como tudo acontece como mágica chegou o dia de concluir o ensino médio e neste dia aproveitei o máximo que pude junto com minha família, meu namorado, colegas e professores, mas sabendo que iria sentir saudade de todos e tudo o que vivemos nesse período escolar. Concluindo o ensino médio em 2003 fiquei na expectativa de cursar uma faculdade para consegui melhorar de vida.
Além da felicidade de minha formatura fiquei radiante com a chegada do meu amado sobrinho Matheus.
Fiquei dois anos sem estudar, já estava desesperada com a situação e até porque via meus colegas estudando e eu parada no tempo. Fiquei triste mas sempre pedia a Deus para preparar um curso para mim, em 2005 fiz a prova e quando terminou voltei para casa ansiosa para obter o resultado.
A espera foi longa, mas valeu a pena, fui aprovada e conseguir ingressar na faculdade, foram três anos de luta, porém consegui alcançar os objetivos tão almejados.
Logo que comecei a estudar, também comecei a trabalhar, no inicio foi difícil, pois não tinha experiência e era muito tímida. Mas eu queria melhorar então fui em busca de novidade pesquisei bastante, li vários livros, tudo para que eu pudesse preparar uma aula bem descontraída. Graças a Deus consegui sobressaí, hoje sou reconhecida pelo meu trabalho.
Desenvolvo vários projetos na escola em que leciono (Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Gomes, tais como sexualidade, leitura, higiene, soletrando etc.
Enfim o dia da minha formatura chegou e mais uma vez tive a oportunidade de viver momentos lindos. Ao voltar pra casa uma surpresa me esperava fui recebida com uma grande festa e com um pedido de noivado, onde finalizamos com um passeio inesquecível devido estar ao lado da minha família, do meu noivo, esse passeio ficará marcado para sempre em minha vida.
Minha família e Maravilhosa. Como já disse, hoje moro com meu pai.
Tenho sete irmãos por parte de pai sendo dois legítimos, os outros de coração.
Na minha casa moramos sete pessoas. Eu meu pai Edmilson, sua esposa Vanda, meus irmãos Guilherme (quatorze anos, irmão legitimo) Victor (nove anos, adotivo) João Paulo (dez anos, adotivo) Sandra (sete anos, adotiva). Têm também minhas duas irmãs, Maria (vinte e dois anos, adotiva) mora fora para trabalhar, Kamila (vinte anos, imã legítima) já casada e tem um filho, meu querido sobrinho Matheus (cinco anos), tem ainda o Josimar (vinte e quatro anos, adotivo), que também é casado e tem dois filhos, Jonas (quatro anos) e a mais nova da família Soraia (vinte dias). Essa é a minha primeira família.
Depois do fim do relacionamento com meu pai, minha mãe se casou novamente e reconstituiu outra família.
Ernestina (mãe), Oscar (padrasto), Kauane (Irmã quinze anos), Karine (irmã dez anos), Carlos Daniel (oito anos irmão), tem ainda Fernanda já casada (dezoito anos), que tem um lindo filho, Bruno Felipe (um ano) e Tiago (vinte anos), que mora fora para trabalhar.
Essa maravilhosa e numerosa família é a minha, é deles que tiro forças para superar os desafios da vida. Oro para que Deus ilumine todos eles, pois os amo muito.



Eu com um ano e onze meses nos braços da minha mãe.



Minha formatura.



Meus irmãos, Maria e Guilherme.


Eu e meu Pai no dia em que conclui o ensino médio.



Eu, minhas irmãs e meus primos no Rio de Janeiro.



Minha primeira Eucaristia.




Colegas do ensino médio.
Meu aniversário de dez anos.

4 comentários:

  1. que história linda...

    Faltou uma foto com o noivo (rs)

    mas tudo bem....

    Um abraço
    Tamar

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Relatório I
    Reunimos no dia 18 de Abril com todos os cursistas de "Português e Matemática" do município.Recebemos todos os cursistas com um lanche de boas vindas.
    Iniciamos a reunião com uma oração, apra que Deus nos iluminasse para desenvolvermos um bom trabalho.
    Expomos o programa "Gestar II", explicamos como seria e qual o objetivo do governo com este programa.Entregamos o material,e repassamos as instruções de trabalho:
    *Como seria trabalhado cada TP;
    *Como seria as oficinas;
    *A utilização do material em sala de aula.
    Em seguida começamos uma leitura e discussão guia geral.Tirado todas as dúvidas, realizamos uma oficina para demonstrar o que na prática seria o Gestar II.Com muito entusiasmo distribuimos o texto " O tapete mágico",e foi feito uma discussão sobre o texto abordado enfocando a opinião dos grupos finalizando com uma exposição dos trabalhos.
    Relatório II
    No dia 06 de Maio realizamos o 2º encontro do "Programa Gestar II" do município de Lontra, com todos os cursistas de Português. A reunião foi iniciada com uma oração e foram feitos alguns questinamentos sobre o guia geral,depois de sanar todas as dúvidas, foi pedido que todos abrissem a TP3, para estudarmos a unidade 9 e 10.Logo depois do término das atividades discutimos as atividades propostas e ao concluir foi pedido que cada cursista escolhesse um avançando na prática da unidade 98 ou 10; e fizesse um plano de aula de acordo com a necessidade de seus alunos e que fosse colocada em prática em sala de aula, para discussão no próximo encontro.
    OBS:Tamar, percebi um grande entusiasmo entre os cursistas e a vontade que os mesmos possuem para sanar as dificuldades encontradas em sala de aula,pois o serviço pedagógico depois de analisar a "Avaliação Diagnóstica" do 6º ao 9º Ano, constatou que nossos alunos não teriam atingido o percentual desejado na aprendizagem, pedimos então que os professores buscassem alternativas para sanarmos essse problema.
    Com isso eles esperam encontrar a solução no "Gestar II".
    Relatório III
    Realizamos no dia 21 de Maio o 3º encontro do "Gestar II".Iniciamos com uma oração e logo após começamos a discutir o resultado do "Avançando na Prática", percebemos vários pontos positivos:
    * Todos chegaram a cunclusão de que nossos alunos são capazes de realizar qualquer ativiadade bem elaborada, desde que o professor esteja seguro do que deseja alcançar;
    * Com essas atividades nossos alunos, senten-se capazes de questionar e pedir auxílio ao professor;
    * Com isso chegamos a conclusão de que uma aula bem preparada faz toda a diferença no rendimento de nossos alunos.
    Ao término das discussões do "Avançando na Prática", realizamos a oficina do TP3, concluimos que trabalhando coletivamente o rendimento é satisfatório.
    OBS: Tamar pude perceber que mesmo com poucos encontros o quanto nossos cursistas estão refletindo e mudando sua metodologia de trabalho com o apoio do "Gestar II".
    Relatório IV
    No dia 05 de Junho reunimos para discutirmos as unidades 11 e 12, como ficou decidido em última reunião que estudassem em casa para discussão do Avançndo na Prática.Assim cada um escolheria um ou mais Avançando na Prática 11 ou 12, para execussão em sala de aula, e os resultados seriam discutidos no próximo encontro par realização de oficina.
    OBS: Tamar, trabalho com 9 cursistas e suas atividades estão sendo anexadas em pasta, para serem entregues no próximo semetre.
    Abraços, Liliane.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Liliane!!!

    Que história maravilhosa!!! Cheia de experiências, desafios, conquistas, sonhos, realizações, enfim, cheia de pedacinhos de você... Parabéns pela garra e por todo o dinamismo que exibe e que edifica o que você é!!!
    Se for possível, passe o seu primeiro relatório, postado aqui nos comentários, para o seu blog como postagem.

    Nos próximos relatórios, siga as orientações dadas e capriche!!

    Senti falta de seu memorial de leitura, esperarei ansiosamente por ele!

    Beijo.

    ResponderExcluir