segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atividade 1.3

Atividade 1.3

Educação e Tecnologia

Atualmente, os profissionais da educação têm se deparado com inúmeras discussões em relação ao cenário vivenciado pelos alunos fora da escola e a prática educativa frente a esse cenário.
Numa entrevista Ladislau Dowbor faz uma conexão da educação hoje com os futuros profissionais do amanhã, diante da rapidez com que avança a tecnologia e como a escola deve se posicionar diante desses avanços.
Para ele as crianças que estamos formando hoje, daqui a dez anos estarão exercendo o profissional. E com tantos avanços, o espaço de conhecimento está cada vez mais se multiplicando, desencadeando em todas as áreas, e principalmente na educação muito mais necessidade de conhecer para transmitir.
Olhando o salto que as novas tecnologias tem dado, despertando em todos os setores a criação de cursos, Ladislau coloca o futuro da educação no Brasil com promissor. Mas para isso é preciso que a escola repense o seu currículo e a sua metodologia, deixando de ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, desenvolvendo uma metodologia mais central, facilitadora da reinserção do aluno ao mundo. De forma que as atividades proporcionem ao aluno uma interação significativa entre educação e trabalho, ensino e as práticas sociais do dia-a-dia.
Segundo Ladislau, se introduzisse no currículo escolar as diversas fontes de informação que temos, de maneira inteligente a educação daria um salto tamanho.
Desse modo vale salientar que a escola precisa caminhar, junto aos avanços da tecnologia e introduzir de maneira flexível no seu currículo o sistema da informação, para que ao ser formar, o aluno saiba selecionar criticamente as informações, utilizá-las no seu dia-a-dia, agindo como ser integrante na cultura da informação.

Referência Bibliográfica
Entrevista do L. Dowbor: Educação e Tecnologia, disponível em : http://br.yotube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário