quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nosso encrontro aconteceu no dia 02/10 com o objetivo de discutir as unidades 19e20 da TP5 e o avançando na prática escolhidos por eles.
Iniciamos discutindo coerência e coesão e dando o conceito dos mesmos, usei várias frases para compreender melhor o que seria coerência e coesão os cursistas comentaram a importância dos mesmos em um texto, mas que os alunos sentem dificuldades nessa matéria, devido não dominar a ortografia. Todos se expressaram muito bem, mas todos tiveram angústias, devido iniciar a matéria com várias atividades do AAA e os alunos ainda não se sentiram tranquílos ao escrever, mas deixaram claro que é através da escrita que dominamos esse conteúdo.
Logo após iniciamos a oficina 1´, com a análise do texto dado, no qual todos participaram dando sua opinião, depois dividimos em grupo, e cada grupo fez seu texto, em seguida fizemos as apresentações e tiramos algumas fotografias dos trabalhos realizados.
A cada dia que passa me sinto mais feliz, pois percebo que todos estão em busca de um conhecimento mais profundo na sua vida profissional, visando o sucesso de seus alunos.
Reunimos no dia 21/09 para discutir as unidades 17e18 da TP5 e o avançando na prática da página 51. Inicialmente comecei a falar sobre Estilo e Coerência .Discutimos e conceituamos cada um deles em seguida discutimos o Avançcndo na Prática da página 51 e compartilhamos juntos nossos acertos e dificuldades.
Após ouvir todos ,percebi que muitos encontraram dificuldades em trabalhar coerência.Foi usado várias atividades do AAA5,para iniciar o trabalho mas mesmo assim não foi fácil para seus alunos compreender.
A seguir discutimos o Ampliando nossas referências ,ele enriqueceu ainda mais o debate que tivemos e contribuiu muito para realização da Oficina.
No segundo momento do encontro realizamos a Oficina 9. Cada professor fez uma leitura da imagem dada e todos ressaltaram a importância de trabalhar a leitura das imagens com os alunos e mostrar para os mesmos que o texto não verbal não depende do verbal para trasmitir a mensagem, pois chegaram a conclusão que a mensagem do texto não verbal é tirada de acordo com o conhecimento de mundo que cada um possui.
Para finalizar o encontro todos os cursistas fizeram avaliação, avaliando o encontro e a oficina realizada nesse dia. O encontro foi maravilhoso, percebi que que os professores sentem-se tranquilos para expor seus acertos e suas angústias em busca de seu crescimento profissional.
Relatório do dia 11/09/2009
Após o segundo encontro do Gestar,a primeira coisa que fiz,foi marcar um encontro com os cursistas para falar como seria á partir de agora e tirar algumas dúvidas que esclareci com a professora Guiana.
Falei com os mesmos que á partir de de agora não iriamos fazer plano de aula e
sim relatório presencial e reflexivo.
No segundo momento do encontro,trabalhamos com o filme Narradores de Javé ,e o texto Apuros de um analfabeto para finalizar a TP4. Foi perfeito, todos gostaram, e participaram fazendo comentários dos mesmos. E para finalizar todos fizeram uma avaliação avaliando o encontro.
Acho que agora as coisas vão funcionar melhor,devido ter sanado todas as dúvidas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Relatório Reflexivo do segundo Encontro do Gestar

Realizamos o nosso segundo encontro do Gestar no período de 24 à 28 de Agosto do presente ano em Montes Claros com a formadora Guiana Brito.
O encontro foi maravilhoso, esclareci todas as dúvidas, troquei experiências com todos os colegas e com a professora Guiana, realizamos várias oficinas na qual descobri diversas maneiras de trabalhar e tornar prazeiroso o dia a dia na sala de aula. Foi muito enriquecedor, trouxe comigo uma bagagem enorme que sera muito importante na minha vida profissional.
Guiana, você é ótima professora ,tem muita paciência para ouvir e dar sugestões .Continue sendo essa pessoa dedicada , preocupada e compreensiva que você é pois a educação precisa de pessoas como você.
Abraços

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Memorial de Leitura

Através deste memorial quero recordar os momentos mais marcantes da minha infância no mundo literário.
Me lembro do primeiro livro que me fez despertar o gosto pela leitura, livro este que hoje é muito íntimo das crianças que é a história de Chapeuzinho Vermelho , fiquei maravilhada com a história que li.
Gostava muito de ler mas infelizmente não tive oportunidades de buscar variedades de histórias lindas como a que li, pois morava na roça com meus avós e não tive acesso a livros encantador como esse.
A primeira escola que estudei, não tinha biblioteca e quem possuia as coleções de livros eram as pessoas de classe alta.
Aos 13 anos de idade ganhei de presente o livro QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO ,tenho ele até hoje e guardo com muito carinho porque marcou muito a minha vida.
Fiquei muitos anos lendo somente livros didáticos e alguns jornais que as professoras levavam para fazer trabalho em sala de aula .Quando fui para o ensino médio conheci a professora Janine que trabalhava com literatura e toda sexta-feira todos nós alunos sentavamos em círculo pra ler e comentar os livros indicados por ela, na qual eram sempre livros interessantes e prazeirosos ; como Omenino de Engenho, A Moreninha, A Barca dos Amantes, Vidas Secas e outros.
Quando conclui o ensino médio li várias obras para tentar o vestibular e em Julho de 2005 comecei a cursar Letras. Gostei do curso devido gostar de ler e no período do meu curso li vários e vários livros como Senhora, Lucíola, Guarani, Iracema, Dom Casmurro, Ubirajara e tantos outros, os quais me fizeram crescer e conhecer o quão e interessante e importante aprofundar nosso conhecimento através da leitura.
E hoje estou lendo o livro O menino do dedo verde , indicada por uma colega do Gestar ,no qual viajo e me imagino dentro da história

.Guiana, este é o meu pequeno e precioso conhecimento,mas a cada dia que passa ele cresce mais e mais.
Abraços
Relatório I
Reunimos no dia 18 de Abril com todos os cursistas de "Português e Matemática" do município.Recebemos todos os cursistas com um lanche de boas vindas.Iniciamos a reunião com uma oração, apra que Deus nos iluminasse para desenvolvermos um bom trabalho.Expomos o programa "Gestar II", explicamos como seria e qual o objetivo do governo com este programa.Entregamos o material,e repassamos as instruções de trabalho:*Como seria trabalhado cada TP;*Como seria as oficinas;*A utilização do material em sala de aula.Em seguida começamos uma leitura e discussão guia geral.Tirado todas as dúvidas, realizamos uma oficina para demonstrar o que na prática seria o Gestar II.Com muito entusiasmo distribuimos o texto " O tapete mágico",e foi feito uma discussão sobre o texto abordado enfocando a opinião dos grupos finalizando com uma exposição dos trabalhos.

Relatório II
No dia 06 de Maio realizamos o 2º encontro do "Programa Gestar II" do município de Lontra, com todos os cursistas de Português. A reunião foi iniciada com uma oração e foram feitos alguns questinamentos sobre o guia geral,depois de sanar todas as dúvidas, foi pedido que todos abrissem a TP3, para estudarmos a unidade 9 e 10.Logo depois do término das atividades discutimos as atividades propostas e ao concluir foi pedido que cada cursista escolhesse um avançando na prática da unidade 98 ou 10; e fizesse um plano de aula de acordo com a necessidade de seus alunos e que fosse colocada em prática em sala de aula, para discussão no próximo encontro.OBS:Tamar, percebi um grande entusiasmo entre os cursistas e a vontade que os mesmos possuem para sanar as dificuldades encontradas em sala de aula,pois o serviço pedagógico depois de analisar a "Avaliação Diagnóstica" do 6º ao 9º Ano, constatou que nossos alunos não teriam atingido o percentual desejado na aprendizagem, pedimos então que os professores buscassem alternativas para sanarmos essse problema.Com isso eles esperam encontrar a solução no "Gestar II".

Relatório III
Realizamos no dia 21 de Maio o 3º encontro do "Gestar II".Iniciamos com uma oração e logo após começamos a discutir o resultado do "Avançando na Prática", percebemos vários pontos positivos:* Todos chegaram a cunclusão de que nossos alunos são capazes de realizar qualquer ativiadade bem elaborada, desde que o professor esteja seguro do que deseja alcançar;* Com essas atividades nossos alunos, senten-se capazes de questionar e pedir auxílio ao professor;* Com isso chegamos a conclusão de que uma aula bem preparada faz toda a diferença no rendimento de nossos alunos.Ao término das discussões do "Avançando na Prática", realizamos a oficina do TP3, concluimos que trabalhando coletivamente o rendimento é satisfatório.OBS: Tamar pude perceber que mesmo com poucos encontros o quanto nossos cursistas estão refletindo e mudando sua metodologia de trabalho com o apoio do "Gestar
II".

Relatório IV
No dia 05 de Junho reunimos para discutirmos as unidades 11 e 12, como ficou decidido em última reunião que estudassem em casa para discussão do Avançndo na Prática.Assim cada um escolheria um ou mais Avançando na Prática 11 ou 12, para execussão em sala de aula, e os resultados seriam discutidos no próximo encontro par realização de oficina. OBS: Tamar, trabalho com 9 cursistas e suas atividades estão sendo anexadas em pasta, para serem entregues no próximo semetre.Abraços, Liliane.