quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Memorial de Leitura

Através deste memorial quero recordar os momentos mais marcantes da minha infância no mundo literário.
Me lembro do primeiro livro que me fez despertar o gosto pela leitura, livro este que hoje é muito íntimo das crianças que é a história de Chapeuzinho Vermelho , fiquei maravilhada com a história que li.
Gostava muito de ler mas infelizmente não tive oportunidades de buscar variedades de histórias lindas como a que li, pois morava na roça com meus avós e não tive acesso a livros encantador como esse.
A primeira escola que estudei, não tinha biblioteca e quem possuia as coleções de livros eram as pessoas de classe alta.
Aos 13 anos de idade ganhei de presente o livro QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO ,tenho ele até hoje e guardo com muito carinho porque marcou muito a minha vida.
Fiquei muitos anos lendo somente livros didáticos e alguns jornais que as professoras levavam para fazer trabalho em sala de aula .Quando fui para o ensino médio conheci a professora Janine que trabalhava com literatura e toda sexta-feira todos nós alunos sentavamos em círculo pra ler e comentar os livros indicados por ela, na qual eram sempre livros interessantes e prazeirosos ; como Omenino de Engenho, A Moreninha, A Barca dos Amantes, Vidas Secas e outros.
Quando conclui o ensino médio li várias obras para tentar o vestibular e em Julho de 2005 comecei a cursar Letras. Gostei do curso devido gostar de ler e no período do meu curso li vários e vários livros como Senhora, Lucíola, Guarani, Iracema, Dom Casmurro, Ubirajara e tantos outros, os quais me fizeram crescer e conhecer o quão e interessante e importante aprofundar nosso conhecimento através da leitura.
E hoje estou lendo o livro O menino do dedo verde , indicada por uma colega do Gestar ,no qual viajo e me imagino dentro da história

.Guiana, este é o meu pequeno e precioso conhecimento,mas a cada dia que passa ele cresce mais e mais.
Abraços

Um comentário:

  1. Que maravilhoso, Liliane, o seu memorial de leitura! Parabéns pela garra em não desistir desse seu querer!

    O menino do dedo verde é encantador, deleite-se com mais essa leitura!

    Um dia aprendi com uma de minhas professoras da faculdade, uma grande educadora, que não importa a quantidade, mas sim a qualidade. Se você julga pequeno o seu conhecimento, você também já o engrandece reconhecendo que ele é precioso e manifestando que cada experiência sua de leitura foi única e inesquecível e que esse querer ler sempre mais é insaciável...

    Beijo grande.

    ResponderExcluir